sexta-feira, 8 de julho de 2016

No Século XII com o Rei Henrique II

No século XII, por exemplo, o Rei Henrique II limitou o poder do Clero Inglês quando proibiu-lhe a possibilidade de apelo a Roma, quando limitou a autoridade da Igreja em imprimir censuras e quando subordinou à permissão do Rei as viagens dos Bispos ao exterior. 

Em 1164, ficou estabelecido, na Dieta de Cherendon que a eleição dos prelados só se faria com aprovação do Rei, a quem os eleitos antes da sagração deveriam prestar juramento do Rei (os eleitos, antes da sagração deveriam prestar juramento de vassalagem e fidelidade). 

O Ato de Provisão (1351) e o Estatuto Praemunire (1353) proíbem respectivamente a entrada em território britânico de qualquer bula ou sentenças papais e impedem a apelação a tribunais eclesiásticos estrangeiros, declarando ilegítimas todas as nomeações feitas pelo Papa.

 - É preciso que se destaque que esta relativa autonomia da Igreja da Inglaterra não dizia respeito a questões de ordem teológica ou doutrinária. O que estava acontecendo era o surgimento de ideias nacionalistas, que acabavam por atingir toda Europa no fim da Idade Média. Ao povo inglês desagrava enviar dinheiro para um Papa em Avignon, que estava sob influência do inimigo da Inglaterra, o Rei francês. 

Este sentimento nacionalista natural aumentou o ressentimento real e da classe média por causa do dinheiro desviado do tesouro inglês. Citando as palavras de Cairns, ao descrever a situação já no século XVI: “Fortalecia-se a tendência por uma consciência nacional que apoiaria o rei em seu esforço de separar a Igreja inglesa do papado. O controle de muitas propriedades por parte da Igreja Romana, na Inglaterra, os impostos papais, que levavam muito dinheiro inglês para Roma e as cortes eclesiásticas, que rivalizavam com as cortes do reino, irritavam tanto a governantes como a governados”. Alguns problemas ligados à decadência da disciplina eclesiástica, no entanto, fizeram surgir críticas severas à Igreja, e um dos maiores críticos estava na pessoa de John Wycliff (1328-1384).
Rev. Pe. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário