quarta-feira, 13 de julho de 2016

Igreja Anglicana Tradicional do Brasil


Crise moral e teológica da Igreja Anglicana e o surgimento do Movimento de Renovação do Anglicanismo no Brasil e no Mundo.

Os cismas na Igreja Anglicana começam na diocese anglicana de Recife (anteriormente chamada de Setentrional) foi oficialmente criada pelo Sínodo em junho de 1975. Contudo, desde março do mesmo ano que o Bispo Edmund Sherril havia enviado para Recife o reverendo Paulo Garcia com a finalidade de incrementar o crescimento da Igreja naquela região. Lá chegando, o reverendo Paulo Garcia “encontrou apenas dez pessoas ligadas a Igreja; oito ingleses e um casal de brasileiros, mas em dois anos, surpreendentemente, a paroquia já tinha mais de 200 membros”. 

O crescimento da diocese foi incrementado mais com a posse de Dom Robinson Cavalcanti , para dom Robinson o declínio que marcou a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil nas décadas de 80 e que aumentou atualmente deve-se aos seguintes fatores: 

1) uma profunda carência financeira; 
2) uma consequente carência de reverendos; 
3) uma visão soteriológica sacramentalista que valoriza mais o rito em si do que a operação individual do Espirito Santo; 
4) uma soteriologia universalista , onde não há pecado pessoal, mas penas social e estrutural ( liberais); 
5) ausência de renovação litúrgica, confundindo o simplesmente “antigo”, com o “eterno” e, por fim ; 
6) uma visão de “missão” apenas como “presença” e “serviço”, associando todo tipo de evangelização com proselitismo.

O conjunto destes itens se mostrou fatal para muitas comunidades que literalmente agonizam, esperando que alguma coisa nova aconteça para mudar sua perspectiva de futuro. No ano de 2002 teve o primeiro cisma realizado pelo reverendo Paulo Garcia (hoje arcebispo primaz da Igreja Episcopal Carismática do Brasil), nesta separação, ele levou com sigo mais de 2000 pessoas e também a catedral.

No ano de 2005, teve o segundo cisma, desta vez foi o bispo diocesano dom Robinson (criou outra diocese no Recife e fez várias alianças com outras Igrejas Anglicanas espalhadas pelo mundo, se tornando mais organizada que a diocese do Recife que está ligada a IEAB), ele levou com sigo vários reverendos e as melhores templos.

A Igreja Anglicana Tradicional do Brasil assim como outras Igrejas Anglicanas no Brasil, conservaram o ethos anglicano e tem uma teologia anglo- católica. Somos hoje maioria e esse ano o representante do movimentos conservador nos estados unidos recebeu as bençãos e o apoio do papa Francisco, pois nossa Igreja é a favor da família. Somos uma igreja missionária e que prega o cristo vivo no meio de nós.

  
Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva  
www.anglicanatradicional.com.br/clerigos.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário