quinta-feira, 7 de julho de 2016

Eduardo “o Confessor”

Eduardo era conhecido pela sua piedade e por isso tomou o nome de “O Confessor”. Tendo vivido na Normandia desde a sua infância, possuía uma cosmovisão e lealdade próprias dos normandos. Aos ingleses não via como compatriotas, mas como bárbaros. Por causa de sua formação, ele se acercou aos artesãos normandos e fez com que os mesmos preenchessem os Altos Cargos Eclesiásticos com pessoas provenientes daquela região. O resultado foi o estabelecimento de uma Elite Normanda poderosa que se acercava do Trono.

Obviamente que os resultados desta “invasão” normanda da Inglaterra influenciou profundamente a Igreja. De fato “o efeito mais significativo da conquista normanda foi o de dar nova vida e vigor à Igreja da Inglaterra e trazê-la, ainda mais, para o alinhamento com a Igreja do continente”. Uma das áreas que pode ser apontada como sendo profundamente desenvolvida durante este período foi a da vida religiosa. Até então só haviam Mosteiros Beneditinos na Inglaterra

É só com o domínio normando que a Igreja inglesa se abre para receber outras Ordens em seu território. O alinhamento com o continente possuía também consequências negativas. É a partir desta data que a Igreja da Inglaterra passa a se submeter de forma mais profunda à Igreja Romana. Esta subserviência, no entanto, vai gerar reações em várias áreas, o que ensejará, no futuro, em um clima propicio para a Reforma ProtestanteComo sabemos, sempre houve uma certa insatisfação na Igreja inglesa por ter que se submeter a uma Igreja estrangeira (Romana). Esta animosidade se intensifica a partir do décimo segundo século e dá início a tensões que se tronam inevitáveis. 
Por Wanderson Rodrigo.
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário