sexta-feira, 8 de julho de 2016

A separação da Igreja da Inglaterra com o papado

Quando o rei Henrique VIII subiu ao trono em 1509 ficando até 1547, a Inglaterra já vivia certa conturbação, devido as ideias reformada de Wycliff, sempre presentes através das pregações dos lolardos.Além do que não poderíamos deixar de mencionar que nesse período as ideias de Martinho Lutero começava a se espalhar por todo o país, principalmente nas Universidades, influenciando homens como Thomas Cranmer, Mathew Parker e Hugh Latimer.

Porém não podemos deixar de afirmar que Henrique VIII nos primeiros tempos do seu governo mostrou zeloso pela fé romana. Em 1521, contra a obra de Lutero “O Cativeiro Babilônico”, escreveu uma afirmação dos sete sacramentos, que lhe valeu do papa Leão X o título de “Defensor da Fé” que os soberanos ingleses até hoje conservam.

Os problemas existentes entre Henrique VIII e o papa, particularmente no que diz respeito ás questões matrimonias relativas à sua separação com Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena, já são por demais conhecidas. Desejoso de ter um herdeiro que jamais vinha, entendeu que seu casamento estava sob o juízo de Deus,“contanto que pudesse encontrar um meio de assim fazer sem ofender o imperador Carlos V, que era sobrinho da rainha Catarina e a quem temia com medo mortal”.

Este problema pessoal, que acabaria servindo de pretexto para a ruptura com Roma, fez com que o rei se aproximasse da crescente sentimento nacionalista, Henrique VIII, conseguiu que entre 1532 e 1534, o parlamento aprovasse sete projetos de lei destinados a cortar os laços de união entre Inglaterra e Roma. 

A situação se tornou irremediável quando, logo depois de sua sagração, a 30 de março de 1533, o Arcebispo Cranmer declara nulo o casamento do rei com Catarina de Aragão (em maio), tendo ele já casado secretamente com Ana Bolena em Janeiro. Como resultado, o rei, a esposa e o arcebispo Cranmer foram excomungados a 11 de julho de 1533. Em novembro de 1534. O rei se auto proclama o único “chefe supremo da Igreja” e com este Ato de Supremacia se separa oficialmente de Roma e estabelece a Igreja Nacional na Inglaterra. 

Por Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário