terça-feira, 12 de julho de 2016

A Igreja Anglicana nos Estados Unidos

O primeiro culto anglicano em terras americanas foi realizado em 1579, perto de onde hoje é a cidade de São Francisco, pelo capelão de Frances Drake, o segundo homem a fazer a viagem de circunavegação ao redor do mundo. Coube, no entanto a rainha Elizabeth os primeiros movimentos em direção da evangelização do novo mundo, ao enviar Walter Raleigh, em 1585, com a finalidade de fundar a primeira colônia que levou o nome de Virginia.

 Foi o capelão desta primeira expedição que batizou o primeiro nativo americano convertido, chamado Manteo, e a primeira criança branca nascida neste lado do mundo, que recebeu o nome de Virginia Dare. Em 1606 a Virginia company recebeu uma licença para estabelecer e explorar as novas terras da América, para lá enviou colonos em 1607. 

A prosperidade da colônia, no entanto, só ocorreu depois de 1619, com o fim da experiência comunal, e com o direito de elegerem um governo representativo. A vida religiosa nas colônias era em geral deficitária até a chegada do reverendo James Blair em 1698. A partir daí a Igreja Anglicana se desenvolve e se torna a Igreja oficial de Nova York em 1693, Maryland em 1702, 1706 na colônia do sul, 1758 na Geórgia, e 1765 na Carolina do Norte. Apesar de todo este desenvolvimento, ainda não havia um bispo que atendesse as colônias, que estavam sob a jurisdição do bispo de Londres. 

A luta pela independência dos Estados Unidos acabou por criar algumas complicações para a Igreja Anglicana. Boa parte, contudo, dos líderes da Revolução eram membros da Igreja, o que fez com que ela finalmente apoiasse a luta pela independência. Após a guerra, a Igreja procurou se reorganizar e para isso precisava de um bispo. Samuel Seabury foi eleito e enviado para a Inglaterra, com estes se recusaram, ele apelou aos bispos escoceses, já que estes não deviam obediência ao rei inglês. “Foi então regulamente sagrado por três bispos, daquela Igreja, na capela particular de um deles, a 14 de novembro de 1784”.

Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário